Escritório Saboia + Ruiz
Curitiba, Brasil
Curitiba, Brasil
Dois arquitetos retornam ao Brasil após dez anos de exílio voluntário. Buscavam um espaço de trabalho, algo especial, nada de salas comerciais despersonalizadas – queriam remontar seu estúdio num lugar capaz de acolher seus objetos e os sonhos do retorno.
Encontraram um terreno estranho, “sub-utilizado”, com laranjeiras e muito mato, uma espécie de oásis entre edifícios em construção. Ali, dividindo espaço com um estúdio de música, existia uma meia água vazia e, felizmente, disponível.
Havia espaço suficiente, mas era necessária uma pequena reforma. O perímetro original foi mantido, a cobertura foi refeita e novas aberturas substituíram as existentes – era preciso trazer mais luz e ventilação natural. Foi construído um núcleo de apoio com banheiro e uma pequena copa – volume ajudou a configurar uma área de recebimento.
Idealizou-se um espaço de trabalho colaborativo, integrado e sem hierarquias, resultando num projeto simples, essencial, que buscou valorizar elementos construtivos e materiais presentes na arquitetura vernacular brasileira.
Ano: 2009
Local: Curitiba, Paraná, Brasil
Área: 55 m2