Skip to main content

Arquitetura para Curitiba 2015

Curitiba, Brasil

Este projeto fez parte da exposição “Arquitetura para Curitiba: uma mostra em mutirão”, uma realização em parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo DAU-UFPR e ficou exposto no Museu de Arte da UFPR (MusA) de 16 de março a 09 de maio de 2015.

SE ESSA RUA FOSSE MINHA…

Melhor sair para a rua… Ou entrar para a rua?

Mas se a rua não fosse uma espécie sui generis

de lar, por que se diz então “a porta da rua” e

não “a porta da casa”?

Mário Quintana

O projeto: um convite à reflexão através de aproximações a novos desenhos de rua na área central de Curitiba, revelando uma rede de 14 km de potenciais bulevares e ciclovias.

O critério: re-conectar as principais praças da região central da cidade assim como os edifícios públicos e culturais mais relevantes, priorizando os deslocamentos feitos a pé, de bicicleta ou por transporte público.

O objetivo: promover espaços públicos que priorizem o pedestre ao automóvel, ofereçam lugares de permanência, favorecendo o convívio, a diversidade e a interação social.

Diante da necessidade de promover maior urbanidade na área central de Curitiba, propomos a criação inicial de 14 km de bulevares – futuros passeios articuladores de praças e espaços públicos. O intuito destes bulevares seria intensificar a apropriação da cidade pelos pedestres, onde coexistiriam, através de eficiente desenho urbano, com a bicicleta o transporte público e privado.

Bulevares podem ser de diferentes tipos, prevalecendo em todos eles os passeios arborizados com amplas calçadas – lugares que favorecem o convívio e a interação social. Existem aqueles onde predominam as áreas de permanência e contemplação, outros os espaços para o lazer e ócio, ou ainda, aqueles cuja vocação determinante é para o comércio, serviços e/ou habitação. E até mesmo, aqueles que mesclam todas estas funções.*

O objetivo desta proposta não se restringe apenas à via pública, podendo atuar sobre recuos, alinhamentos, gabaritos, usos e a relação de “olhos da rua”.*

Iniciamos com uma proposta de 14 km na área central e adjacências, ou seja, um projeto urbano de escala intermediária e capacidade de induzir a aspirada “urbanidade” do centro para os bairros.

Conexões existentes com boas características urbanas:

  1. Barão do Rio Branco
  2. Riachuelo
  3. Comendador Araújo
  4. XV de Novembro
  5. Carlos de Carvalho

 

14km de conexões passíveis de requalificação:

Av. Cândido de Abreu

Av. Marechal Floriano Peixoto

  1. André de Barros
  2. Barão do Serro Azul
  3. Cruz Machado
  4. Dr. Pedrosa
  5. Emiliano Perneta
  6. João Negrão
  7. Mariano Torres
  8. Monsenhor Celso
  9. Pedro Ivo
  10. Prof. Fernando de Moreira
  11. Saldanha Marinho
  12. Visconde de Nácar

Ano: 2015
Local: Curitiba, Paraná, Brasil